Região Piloto de Governança de Futuro

 

Governança de Futuros é o conceito inovador que o Geopark Quadrilátero Ferrífero adotou como resposta à exigência da UNESCO de governança territorial. A Governança de Futuros foi concebida pelo Geopark Quadrilátero Ferrífero de forma a já influenciar a atualidade dos territórios ocupados pelo Geopark sem conflitar com os sistemas oficiais de governança em funcionamento.

A escolha da Região do Alto Paraopeba, que tem Ouro Branco, Congonhas e Conselheiro Lafaiete como cidades âncora, pelo Geopark, para a implantação piloto de seu modelo inovador de Governança de Futuros, se justifica pela liderança em gestão territorial e a representatividade cultural, industrial, histórica, geológica, econômica e social da Região, frente ao restante de Quadrilátero Ferrífero.

A gestão territorial do Alto Paraopeba é liderada pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba – CODAP, com que o Geopark Quadrilátero Ferrífero desenvolve um grande movimento de parceria. Foi criado em 6 de dezembro de 2006 e foi o primeiro consórcio público do Brasil, com reconhecimento dos Governos Estadual e Federal. É o único de Minas Gerais que participa do Plano Plurianual do Território – PPA do Governo Federal, que está publicado no Ministério do Planejamento e pode ser encontrado pelo link www.planejamento.gov.br.

O Geopark Quadrilátero Ferrífero participa da composição de CEDECAP – Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Econômico do Alto Paraopeba criado por portaria do CODAP e lançado em 01/12/2014 com a presença dos prefeitos das 3 cidades com os objetivos de pensar o desenvolvimento territorial, apoiar e promover a diversificação econômica da Região do Alto Paraopeba. As outras instituições membros do CEDECAP, que o credenciam para representar a Região do Alto Paraopeba são: COPAD – Consórcio Púbico para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba, AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Ouro Branco, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Congonhas, ADECOL – Agência de Desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete, ADEOB – Agência de Desenvolvimento de Ouro Branco, ADECON – Agência de Desenvolvimento de Congonhas.

A Região do Alto Paraopeba conta com potencialidades que a credenciam para novas estratégias de desenvolvimento e antecipam respostas rápidas a programas e projetos de fomento. A criação e a alavancagem do Conselho CEDECAP se inserem neste contexto. Algumas das vantagens competitivas que diferenciam a Região do Alto Paraopeba, como de alta atratividade para políticas de fomento são: o parque industrial siderúrgico e mineral, o alto potencial de atração de novos negócios para a cadeia produtiva minero-metalúrgica, a maturidade da Região em programas cooperativos de desenvolvimento, a robustez das instituições, estruturas e iniciativas regionais e locais de pesquisa, inovação, educação profissional e fomento tecnológicos, a infraestrutura logística, rodoviária e ferroviária privilegiadas, as experiências e competências avançadas de internacionalização dos gestores públicos e executivos privados da Região.

A Governança de Futuros implementada pelo Geopark Quadrilátero Ferrífero está ancorada no engajamento das comunidades e stakeholders da Região com foco na representatividade da Agenda 21 e nos movimentos com a comunidade rural, e nas propostas de diversificação econômica à mineração e siderúrgica, que tem como pilares a cadeia produtiva agroalimentar, um novo pólo logístico e a agregação de valor tecnológico à cadeia produtiva mineral e siderúrgica.

  • Reconhecendo o Território

Navegue também pelas serras

Promotoria

Apoio Técnico:

GGN

Apoiadores Financeiros:

CNPQ  Finep  Fapemig

Parceiros:

INCT Acqua  Codap  Cedecap

Uma realização:

Instituto Quadrilátero  Geopark Quadrilátero Ferrífero

Produção:

Orange Editorial

Curadoria Digital: Helio Martins

Textos: Thais Pacheco

Imagens: Bruno Senna, Helio Martins - Raw Filmes

Interpretação da paisagem: Doutora Jeanne Cristina Menezes Crespo

Ilustrações: Leandro Moraes - Estúdio Caraminholas

Música: Sergio Pererê

Coordenação Geral: Renato Ciminelli - Presidente do Instituto Quadrilátero / Geopark