Sinalização e Valores / Valores e Funções

Território de Inovação e Educação Sustentável

O Geopark Quadrilátero Ferrífero se consolida nacionalmente como referência de governança, mobilização e planejamento da inovação e educação ao nível territorial, como estratégia estruturante para o desenvolvimento sustentável, pela estruturação do patrimônio de conhecimento e pela  implantação de uma agenda de iniciativas sinérgicas listadas abaixo.

  1. Implantação de um sistema de gestão do conhecimento gerado, aplicado e acumulado pela execução dos programas de inovação liderados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ao longo de 2002 - 2012, e coordenados por Renato Ciminelli, da equipe de gestão do Geopark Quadrilátero Ferrífero. O Geopark Quadrilátero Ferrífero se consolida como depositário de experiências e projetos dos  programas Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico, Polos de Inovação de Salinas, Araçuaí e Teófilo Otoni, Plataforma Tecnológica de Gemas e Joias do Jequitinhonha e Mucuri, Arranjos Produtivos de Base Mineral, entre outros.
  2. Estruturação do Conselho de Inovação e Sustentabilidade da Região Alto Paraopeba.
  3. Concepção, estruturação e operacionalização da Rede Alto Paraopeba de P,D&I Interdisciplinar.
  4. Plataforma internacional de P.D&I ancorada no Alto Paraopeba com ênfase nas parcerias de Minas Gerais com Nord Pas de Calais - França e Queensland - Austrália.
  5. Funcionamento do CESUP - Centro de Referência e Qualificação e Sustentabilidade para a Sustentabilidade do Alto Paraopeba.
  6. Plataforma mundial de P,D&I do INCT Acqua da qual participam  instituições e empresas do Alto Paraopeba.
  7. Concepção, estruturação, lançamento e funcionamento do Ecossistema de Inovação do Alto Paraopeba gerido pelo conselho constituído por Sebrae MG, Codap, Geopark Quadrilátero Ferrífero, IFMG e UFSJ.
  8. Iniciativas de fomento lideradas pelo Geopark Quadrilátero Ferrífero e Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico para implantação do Parque Tecnológico do Alto Paraopeba.
  9. Conceito de Território de Inovação e Educação Sustentável como valor e função do Geopark Quadrilátero Ferrífero é apresentado na Conferência Internacional Unesco de Geoparks Globais, no Canadá, em setembro de 2015 e lançado em Seminário do Instituto Inhotim em Junho de 2014.