Noticias

Oficina Caminho Gastronômico Vertentes

O Projeto Caminho Gastronômico das Vertentes realizou a Primeira Oficina de Gastronomia Rural, no dia 23 de fevereiro de 2017, na Comunidade Rural de Cristais, em Ouro Branco MG. O projeto pretende criar a rede Caminho Gastronômico Vertentes para fomentar e fortalecer a cadeia produtiva gastronômica existente no território.

A Oficina foi realizada pelo Geopark Quadrilátero Ferrífero,  INCT Acqua (Cesup), em parceria com Gerência de Agricultura, Programa Saúde da Família UBS Donato(Prefeitura de Ouro Branco MG), Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba – Codap, EMATER, EMBRAPA, GERDAU e Henrique Laranjeira Fotografia.

Possibilitou a degustação de diversos pratos a base de milho como: Rosquinha de fubá receita de Maria Inez Ramos de Souza, Pamonha assada, receita de Maria Ferreira da Silva, Broa de milho verde receita de Angela da Silva Santos, Bolo de Melado receita de Wagner, Broa de Milho diet receita de Dalva Rodrigues de Abreu, Mingau de Milho Verde receita de Efigênia Paixão de Souza, Maria Aparecida Paula e Maria Cassiana Pereira, dentre outros. As receitas farão parte de um E-book, que além da gastronomia regional terá um mapa de atrativos do Caminho com locais de acolhida e pratos tradicionais.   

O projeto  pretende a implementação do agroturismo, geração de para os participantes.

 

Voltar