Geoparks no Brasil

Atualmente, apenas o Geopark Araripe é reconhecido pela Unesco, mas existem outros territórios aspirantes à Rede Global de Geoparks.

Há um projeto da CPRM, intitulado “Geoparques do Brasil-Propostas”, organizado pelos geólogos Carlos Schobbenhaus e Cassio Roberto da Silva que tem por objetivo identificar áreas no Brasil com as características de um Geoparque no conceito da Unesco.

Lançado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), durante o 46° Congresso Nacional de Geologia, o estudo descreve propostas de 17 geoparques de diversas regiões do Brasil, apresentando a contribuição de 55 autores. A maior parte das propostas é resultado do Projeto Geoparques da CPRM, em parceria com outras entidades federais e estaduais, inclusive de docentes de universidades.

O primeiro capítulo revela o papel do Serviço Geológico do Brasil na criação de geoparques e na conservação do patrimônio geológico; no segundo, o professor José Brilha da Universidade do Minho, Portugal, apresenta a “Rede Global de Geoparques Nacionais: Um Instrumento para a Promoção Internacional da Geoconservação”. Já nos capítulos seguintes são apresentadas as propostas de geoparques no Brasil.

O site ofical do projeto é da CPRM (clique aqui) mas abaixo, você pode conferir na íntegra o conteúdo desta excelente obra: