Alto Paraopeba / Codap

Conheça o Codap

Situado na Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, a área de atuação da CODAP é composta por seis municípios, a saber, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Ouro Branco e São Brás do Suaçuí. Num total de 1.762.750 Km². E conta com uma população de 238.024 habitantes.

Histórico

O embrião do CODAP foi a consciência de que a região precisava ser preparada para receber o crescimento econômico e os grandes investimentos que estava previsto para a região. Os prefeitos estavam interessados em trabalhar de forma integrada, entendendo que poderiam planejar com maior eficácia o desenvolvimento regional se estivessem unidos em uma entidade com personalidade jurídica.O CODAP é resultado da ousadia, olhar visionário é vontade política.

A proposta de criação de um consórcio público foi apresentada em 2004, durante a campanha eleitoral como uma grande proposta para o desenvolvimento regional, quando esse tipo de associação ainda era um projeto de lei que dependia de votação na Câmara dos Deputados.

O CODAP foi constituído oficialmente em 2006, com base na legislação federal que regulamentou a formação de parcerias dessa natureza (Lei 11.107/05). Mas a história da entidade não pode ser contada a partir desse momento. Com os olhos atentos para o futuro, os municípios iniciaram os entendimentos e firmaram a parceria antes da regulamentação da lei dos consórcios públicos, que se deu em 2007.

A parceria envolve os municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Ouro Branco e São Brás do Suaçuí, todos localizados na região do Alto Paraopeba, em Minas Gerais. Por meio do CODAP são desenvolvidos projetos direcionados ao desenvolvimento regional sustentável, ao aperfeiçoamento das gestões administrativas dos consorciados, além de políticas públicas que beneficiam a região.