Sinalização e Valores / Valores e Funções

Território de Economia Regional Diversificada e Inclusiva

O lançamento oficial do CEDECAP - Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Alto Paraopeba, em cerimônia presidida pelos Prefeitos de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, em 1o. de dezembro de 2014, e as articulações que se seguiram com o Governo de Minas Gerais, FIEMG e Sebrae MG, tendo o Geopark Quadrilátero como um dos principais protagonistas na indução da iniciativa, marca o comprometimento do Projeto pela diversificação e perfil inclusivo da economia regional do Alto Paraopeba, como modelo piloto a ser desenvolvido, otimizado e replicado para outras microrregiões do Quadrilátero.

O CEDECAP se consolidou em novembro de 2015 com a entrega à Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Minas Gerais do documento que introduz formalmente os 4 pilares de diversificação econômica da região a serem promovidos e fomentados em parceria que deve ser regulada por acordo de cooperação a ser assinado entre as partes.

Os 04 pilares de diversificação econômica acordados pelos membros do CEDECAP, com o suporte de inteligência do Geopark Quadrilátero Ferrífero, desenvolvida em outros municípios de Minas Gerais e em atividades de benchmarking mundial, com ênfase em Nord Pas de Calais, são: Cadeia produtiva agroalimentar, plataforma logística e cinturão de fornecedores, turismo e agregação de valor tecnológico às cadeias produtivas de mineração e siderurgia.

O Geopark Quadrilátero Ferrífero estará liderando a parceria em modelos de desenvolvimento entre o CEDECAP - CODAP e o consórcio de Bethune de Nord Pas de Calais - França em fase de estruturação.

O compromisso do Geopark Quadrilátero Ferrífero de liderar e estruturar iniciativas de diversificação econômica na região do Alto Paraopeba é iniciado em 2009 com a instalação do escritório do Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico, do qual o Geopark é um spin-off, no prédio do CODAP.

Inúmeras iniciativas foram desenvolvidas de forma intensa nos últimos anos com foco prioritário de diversificação econômica com a premissa de inclusão social.