Noticias

Ciclo de Palestras

EMBRAPA - A importância do agronegócio

A agricultura na Região do Alto Paraopeba, apresenta relações essenciais com o desenvolvimento territorial. Neste sentido, foi criado o Centro de Referência em Agricultura em Territóttitórios Mineradores, que será uma unidade demonstrativa da agricultura local.

Dentro do Ciclo de Palestras promovidos pelo Centro. a  EMBRAPA fará uma palestra "A importância do Agronegócio" durante a II Semana de Desenvoimento Rural de Conselheiro Lafaiete, no  dia 19 de junho de 2017, às 16h, na sede do Sindicato Rural de Conselheiro Lafaiete e o objetivo é motivar os participantes para atividade agropécuária, demonstrando sua importância para economia.

Sobre o Centro de Referência de Agricultura Familiar de Teritórios Mineradores.

Inciativa conjunta do Codap e municípios consorciados, Embrapa, Gerdau, INCT Água (Cesup) e Programa Geopark, voltado para o desenvolvimento do territorio. A Unidade I está localizada em Ouro Branco em terras cedidas em Comodato pela Gerdau. Vem se consolidando atavés de diversas iniciativas como:  a  implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar-PEAAF, desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, que  elaborou um Projeto Político Pedagógico para agricultura do Alto Paraopeba. Ainda, em parceria com Ministério do Meio Ambiente, o Cesup-Centro de Referência e Qualificação para Sustentabilidade do Alto Paraopeba vai ministrar novas turmas do curso de formação de agentes de educação ambiental na agricultura Familiar, curso de formação de gestores em parceria com Embrapa. projeto horta pedagógica e diversos eventos mobilizadores para o público envolvido na agricultura familiar, com foco na agroecologia, na regularização ambiental e no enfrentamento da problemática socioambiental rural. 

 

 

Voltar