Noticias

Centro de Referência de Agricultura Familiar realiza Oficina para compra direta para alimentação escolar

O Centro de Referência de Agricultura Familiar em Territórios Mineradores, ancorado no Codap, em parceria com Geopark Quadrilátero, INCT Acqua(Cesup), Gerdau, Embrapa, Emater, Epamig, Sebrae,  realizaram  a Oficina “Agricultura Familiar na Alimentação Escolar”, no dia 3 de maio de 2017, em Congonhas.

Os dados do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar mostram o repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para aquisição da Alimentação Escolar e o percentual adquirido pelos Municípios da agricultura familiar no ano de 2015. O percentual adquirido pelos Municípios partícipes do Codap é o seguinte:  Conselheiro Lafaiete-25,07%, Congonhas-56,66%, Entre Rios-16,44%, Jeceaba-39,09%, Ouro Branco-68,03%, São Brás do Suaçui-17,03%.

Os dados reforçam a necessidade de um trabalho conjunto das Secretarias de Educação, Agricultura, Compras e Jurídico, dos Municípios consorciados, para aumentar este percentual, possibilitando aumento dos resultados financeiros dos agricultores familiares com a venda direta para alimentação escolar.

Como desdobramento da Oficina será realizado em parceria com a Emater, mapeamento da produção agropecuária local, visitas técnicas e outras Oficinas.

Sobre o Centro de Referência de Agricultura Familiar em Territórios Mineradores
O Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores funcionará como uma fazenda experimental com o objetivo de promover e desenvolver estudos, tecnologias e conceder assistência técnica direcionada à sustentabilidade regional da cadeia produtiva local., além da proposta de capacitação dos produtores rurais, aumento da produção agropecuária e o fortalecimento da economia dos municípios, promovendo um desenvolvimento mais integrado, includente e sustentável. Este será o primeiro Centro de Referência da Agricultura Familiar da América Latina a apoiar o setor em regiões mineradoras e já está funcionando na Fazenda das Carreiras em Ouro Branco-MG, sendo, além do Codap,  o Geopark Quadrilátero Ferrífero, INCT Acqua, Gerdau, Embrapa, Emater, Epamig, Sebrae, apoiadores da iniciativa.

Voltar