Noticias

PROJETO CAMINHO GASTRONÔMICO

Oficina Café Rural

A população da Região do Alto Paraopeba (Território Vertentes) preserva características marcantes do povo mineiro, dentre elas o talento para culinária, a hospitalidade e uma grande riqueza cultural. 

O desenvolvimento rural é um desafio para o Território e a agricultura e turismo são rotas alternativas  favoráveis para diversificação econômica. O fortalecimento da cadeia produtiva gastronômica contribui para a movimentação do fluxo turístico e promove o desenvolvimento econômico e social regional.

O Projeto Caminho Gastronômico das Vertentes pretende fomentar o agroturismo e o turismo rural a partir de experiências de gastronomia, receitas de família e talentos para culinária e uma Etapa Piloto será realizada em Ouro Banco - MG. Inclui atividadses como elaboração de E-book com receitas, mapa de atrativos do Caminho contendo locais de acolhida e pratos tradicionais, vídeos curtos com talentos locais e capacitação.

A primeira Oficina denominada Café Rural será realizada na Comunidade Rural de Cristais em Ouro Branco-MG no dia 23 de fevereiro de 2017 e o CESUP vai coordenar as atividades em parceria com o Centro de Agricultura do Codap, Prefeitura Municipal de Ouro Branco e Programa Saúde da Família como apoio de algumas Instituições.

Sobre o Cesup

Trata-se de um programa de educação ambiental criado pelo INCT Ácqua e Geopark do Quadrilátero Ferrífero, que juntamente com o Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba-CODAP leva  conhecimento e promove a inclusão social.

 

Voltar