Biblioteca Virtual

Projeto 'Do Desbravamento ao Geopark'

Quadrilátero Ferrífero: do Desbravamento ao Geopark, apresenta, em linguagem acessível, informações sobre a história, a geodiversidade e o patrimônio geológico do Quadrilátero Ferrífero.

Expõe a evolução do conhecimento geológico sobre a região e sua importância como patrimônio científico, possibilitando a compreensão dos processos de evolução da história geológica da Terra.

O trabalho passa pela descoberta do ouro no fim do século 17, pelo declínio progressivo da extração nas últimas décadas do século 18 e pelo consequente investimento em pesquisas científicas sobre a constituição dos terrenos do Quadrilátero, que visava à descoberta de novos recursos minerais. Aborda também os principais personagens relacionados à sua história, como os naturalistas estrangeiros que aportaram no Quadrilátero durante o século 19.

Resultado de pesquisa, seleção de imagens e texto, o projeto resultou em uma mostra itinerante por meio de grandes painéis verticais produzidos por Maria Marcia Magela Machado, Úrsula Ruchkys de Azevedo (professoras do Instituto de Geociências da UFMG), com designer de Najla Mouchrek.

Abaixo, você poderá visualizar em formato de revista eletrônica o resultado deste trabalho.